Instalação de piso vinílico exige cola de qualidade
Instalação de piso vinílico exige cola de qualidade
ePiso recomenda uso de produto com garantia de fábrica
Preparação do contrapiso com a cola da Mapei e ambientes com as linhas EcoRock e Wood Planks instalados pela Solução Vinílicos seguindo as orientações da ePiso
A linha de revestimentos ePiso para espaços residenciais tem até 15 anos de garantia de fábrica, a maior do mercado brasileiro. Entretanto, se a instalação não seguir os parâmetros recomendados pela empresa, esta qualidade acaba sendo comprometida. A indústria possui ISO 9001 – Quality Management Systems e ISO 14001 – Environmental Management Systems, já que os revestimentos são 100% recicláveis e utilizam material reciclado.
Por isso, anexo a nota de compra, o consumidor recebe um documento com as instruções de instalação das linhas de vinílico da ePiso. “É importante que além da marca do piso vinílico as pessoas também estejam atentas às recomendações sobre as condições do contrapiso e, sobretudo, da cola que será utilizada. Esta é a melhor garantia para um resultado de alta qualidade”, conta o diretor da ePiso, Ilan Tiktin.
A ePiso recomenda exclusivamente o adesivo Mapei Ultrabond 4LVT, importado, mas é o único no mercado brasileiro com garantia para a instalação de piso vinílico colado. “Por ser produzido com PVC, o vinílico pode sofrer alguma expansão em função da variação da temperatura e as colas nacionais podem descolar as réguas ou danificar o revestimento e não oferecem garantia”, explica o diretor da ePiso.
No caso de áreas que são frequentemente lavadas deve ser usado o adesivo Mapei Adesiflex G20. Para a instalação em paredes ou tetos é possível usar cola de contato de boa qualidade.
Qualidade do contrapiso
Os revestimentos vinílicos podem ser instalados sobre concreto, madeira ou qualquer superfície dura, lisa e nivelada, sempre em uso interno. É importante assegurar que o contrapiso seja seco, limpo, firme, sem poeira, solvente, tinta, gordura, graxa, produtos asfálticos ou estranhos ao contrapiso (utilize uma lixadeira elétrica ou lixa manual para assegurar que estes restos sejam completamente eliminados). A superfície deve ser dura e densa, sem pó e não pode estar descascando. “Não se deve iniciar a instalação – sob qualquer hipótese – caso algum desses pontos não tenha sido rigorosamente verificado e aprovado”, alerta Ilan. O profissional responsável pela instalação deve ser certificado.
O contrapiso deve ser bem construído, sólido, estável e nivelado com desnível máximo de 3 mm a cada 3 metros. No caso de imóveis recém-construídos, há um alto grau de umidade. Deve-se dar o tempo necessário para que evapore: pelo menos seis semanas (a depender da temperatura, umidade do ar e grossura do contrapiso). É importante notar que se as réguas/placas forem instaladas sobre um contrapiso úmido, pode haver descolamento e aparecimento de bolhas.
Sobre a ePiso:
A marca ePiso surgiu em 2010, da necessidade de oferecer ao mercado brasileiro uma solução moderna, elegante e prática no mercado mundial de pisos vinílicos. Desde então, conquistou os consumidores, arquitetos e designers de interiores com as linhas Wood Planks, EcoClick SPC, EcoCorp, EcoContract e EcoContract Stripes. São revestimentos sustentáveis, com propriedades antialergênicas e antibacteriológicas (que contribuem para a redução de alergias e doenças), além de serem resistentes, de fácil instalação e manutenção.
A ePiso é administrada por um grupo com mais de 30 anos de experiência, com credibilidade e sucesso nesse segmento e que também representa outras marcas.
Informações: www.ePiso.com.br – Tel. (21) 2225-6277