Residências adaptam-se para o trabalho remoto
Residências adaptam-se para o trabalho remoto
Projeto do escritório Obra4 Arquitetura e Interiores cria um home office com muita praticidade e conforto, com destaque para o piso vinílico Wood Planks Maceió da ePiso!
Um dos efeitos da pandemia do Covid-19 foi a alteração do trabalho de milhares de empregados, que deixaram de bater ponto e passaram a trabalhar em casa. Se em um primeiro momento a mudança para o home office foi “forçada”, com o passar dos meses algumas vantagens conquistaram os empregadores e funcionários. Dados da PNAD Covid-19 de maio, divulgados pelo IBGE no fim de junho, mostraram que 8,7 milhões de brasileiros estavam trabalhando remotamente por causa da pandemia naquele mês.
O home office deve virar tendência após a pandemia e muitos escritório e arquitetura e design de interiores encontraram nesta mudança uma maneira de ampliar sua atuação. Já há muitas empresas desocupando escritórios alugados em grandes metrópoles porque vão tornar o trabalho em casa permanente, seja num regime híbrido (a pessoa vai, por exemplo, três dias ao escritório e fica em casa em outros dois) ou integral. Uma pesquisa da Robert Half, consultoria de recursos humanos, revela que 86% dos entrevistados querem trabalhar de casa mais vezes após o fim da quarentena. Neste estudo, que ouviu mais de 800 pessoas, 67% perceberam que é possível executar as tarefas remotamente; 49% consideram que o equilíbrio entre vida profissional e pessoal melhorou.
Para atender esta demanda, a arquiteta Amanda Chyoshi e Fernanda Fagundes, do escritório Obra4 Arquitetura e Interiores projetou um escritório dentro de casa para uma cliente da cidade de Santo André, em São Paulo. “O objetivo foi aperfeiçoar as horas de trabalho e trazer um ambiente mais adequado”, conta Amanda. O cômodo antes era utilizado como dormitório e os trabalhos eram realizados na mesa de jantar. “Com a criação deste espaço específico para trabalhar o dia-a-dia do nosso cliente melhorou muito. Tivemos um feedback positivo”, completa.
O desafio foi criar espaços de armazenamento sem que o escritório tivesse apenas armários. O revestimento vinílico Wood Planks no padrão Maceió, da ePiso, foi utilizado para trazer mais conforto térmico e um visual moderno, Amanda especificou também rodapés na cor branca e a cor azul na parede para destacar a marcenaria.
Sobre o escritório Obra4 Arquitetura e Interiores:
Fundado em 2019, tem como sócias Fernanda Fagundes e Amanda Chyoshi, formadas pela Universidade São Judas. Juntas decidiram colocar em prática seus aprendizados acadêmicos e do mercado de trabalho, nascendo um escritório atento às novidades do mundo da arquitetura e interiores. Contatos: (11) 9 8595-9049 r 9 9268-2674, obra4.arquitetura@gmail.com – https://www.obra4.com.br – https://www.instagram.com/obra4.arquitetura/ e https://www.facebook.com/obra4.arquitetura/
Este revestimento vinílico possui grande flexibilidade de uso, já que pode ser aplicado em pisos, tetos e paredes. Tem pequena espessura: apenas 2 mm, com capa de uso de 0,2 mm, sendo indicado para projetos residenciais de trafego intenso e comercias de trafego leve. As réguas estão disponíveis no formato 20,32 cm x 121,92 cm. A instalação do Wood Planks faz bem a saúde (não contém metais prejudiciais), é antialérgico e antibacteriano. Além disso, é muito fácil de limpar e impermeável: basta um pano úmido. Por ser produzido em PVC pode ser reciclado e é reciclável. Não é inflamável. Abafa o barulho dos saltos sobre o piso e deixa os ambientes mais aconchegantes, pois os padrões têm características muito semelhantes às da madeira, tanto na aparência como a textura.