Trevisan ganha nova sede em São Paulo


Escola de Negócios muda sua sede em São Paulo com projeto moderno do arquiteto Guilherme Ferreira e revestimentos da ePiso nas salas de aula, biblioteca e auditório!

Transferir a Trevisan Escola de Negócios de seu antigo endereço, na Av. Tiradentes, para uma nova sede, no Brooklin, aproveitando para, no ato da implantação, programar novos conceitos de espaço para alunos e profissionais, assim como aumentar o número de salas de aula e estruturas de apoio, foi o desafio do arquiteto Guilherme Ferreira.

Toda a mudança deveria ser feita em apenas 35 dias. “Como o prédio de destino, com uma área total construída de 2.208m² estava completamente vazio e a definição da negociação aconteceu há pouco mais de um mês para o início das aulas, todo o projeto, assim como sua execução tiveram, que ser realizados neste curto período”, explica Guilherme Ferreira. Não havia, portanto, tempo para erros, tanto na concepção do projeto como também na sua execução.

Com um tempo tão reduzido, a escolha de revestimentos que pudessem ser rapidamente instalados e que agregassem aspectos como facilidade de limpeza, boa acústica e resultado estético foi imprescindível. A linha EcoContract, no padrão Madri, da ePiso atendeu completamente estes requisitos, sendo instalada nas salas de aula, biblioteca e auditório.

Do ponto de vista operacional, Guilherme projetou salas de aula mais dinâmicas e modernas, com diferentes possibilidades de uso, equipamentos de mídia de ultima geração e mobiliário mais especializado e inteligente. “O resultado foi a implantação de espaços com diferentes tamanhos, ao contrário do que reza a prática, e mesas que, embora eletrificadas (com pontos para conexão de laptops, tablets e smartphones), permitissem diferentes modelos de arrumação, de acordo com a melhor eficiência e dinâmica da aula ou treinamento a ser praticado”, detalha.

Quanto às demais áreas, administrativas e de apoio, ele procurou desenhá-las de forma mais compacta e transparente, retirando dos espaços armários, cadeiras e demais mobiliários desnecessários. Compartimentaram-se as áreas somente quando critérios indiscutíveis obrigassem, levando-se assim o espaço operacional a sua menor razão.

Uma vez atingida a meta de um desenho dinâmico para as salas de aula e compacto para a administrativa, Guilherme tinha o desafio de traduzir ao aluno e funcionários conceitos de eficiência e contemporaneidade através dos materiais construtivos e de acabamento escolhidos, contudo, respeitando-se a razoabilidade na aplicação dos recursos disponíveis no momento. Materiais de acabamento, de forma geral, foram definidos segundo este critério, sendo estabelecidos objetivos de manutenção de patrimônio que influenciaram na escolha deste ou daquele produto. Em resumo, ele especificou materiais modernos e mais resistentes.  “O piso vinílico da Episo se enquadra exatamente no que foi dito. É resistente quando a capa de cobertura é definida com esse objetivo, fácil instalação, manutenção e reposição e, igualmente moderno e contemporâneo. Razão de custo/benefício inigualável”, afirma.

Ficha técnica:

Local: Av. Padre Antônio José dos Santos, 1530, Brooklin, São Paulo – SP
Início do projeto: 05/06/17
Conclusão: 12/07/17
Área do terreno: 954m²
Área construída:  3.938m²

Principais fornecedores:

Mobiliário: diversos
Instalações: engW
Ar condicionado: Actec
Luminotécnica: Labluz
Piso: ePiso

Sobre Trevisan Escola de Negócios:
A Trevisan Escola de Negócios forma e atualiza profissionais em linha com as necessidades das empresas porque é a única faculdade criada por uma empresa que atuava desde 1983 com serviços de consultoria, auditoria e outsourcing. A escola tem unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Ribeirão Bonito. Outras informações: http://www.trevisan.edu.br

Sobre o arquiteto Guilherme Ferreira:
Guilherme é formado em arquitetura pela Universidade Santa Úrsula – RJ e tem formação como Desenhista Industrial pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI– UERJ). Foi – Professor da Universidade Gama Filho (RJ) de 1984 à 1986 e é titular do escritório CG Arquitetura (SP) de 1986 até o presente momento.